Data: 24/09/2021
A comunicação é essencial e inerente à condição humana. É através da forma que nos comunicamos que expressamos nossas opiniões, valores e sentimentos. Entretanto, precisamos entender que quando citamos a comunicação, a fala é apenas um dos jeitos de se expressar. Além dela, nos comunicamos através de gestos, símbolos, escrita, comportamentos e diversas outras maneiras.
Falando no contexto organizacional, a comunicação é importante para garantir que todos estejam caminhando em sentido ao mesmo objetivo, mantendo o bom desempenho das operações empresariais.
Sendo assim, um líder tem papel fundamental para estabelecer uma comunicação assertiva e coerente. Para isso, é necessário ser estratégico no papel do líder, pois este tem a função de instruir, coordenar e inspirar seu time.
A comunicação tem papel fundamental nesta relação. O líder precisa saber transmitir as informações à equipe de forma acessível, possibilitando que todos tenham a oportunidade de compreender suas metas e objetivos. Porém, apenas falar não basta. Comunicar algo e não vivenciar aquilo que é expresso é um fator crucial e que possibilita falhas e desmotivação por parte dos funcionários.
As ações são muito mais significativas, o que é dito precisa ser acompanhado de atitudes que validem o que foi transmitido. Nada adianta falar e agir de forma contrária. Ter essa postura, demonstra autoritarismo e falta de comprometimento com a equipe. Por isso, é fundamental que todo líder adote essa prática para que sua equipe esteja alinhada aos objetivos propostos.
E por que é tão importante o papel da comunicação ao líder? Em diversos estudos, indica-se que os líderes passam mais da metade de seu tempo se comunicando, seja com sua equipe, parceiros, clientes ou fornecedores. Com isso, se a comunicação for ineficaz, este líder está desperdiçando grande parte de seu tempo e comprometendo os resultados da equipe.
E como ter uma comunicação mais eficaz? Além de expressar o que deve ser feito, é importante explicar o PORQUÊ que está sendo pedido.
Qual o objetivo? Qual o resultado esperado? Qual o impacto de determinada atividade? Quando se entende O QUE e o PORQUÊ que está sendo repassado, todos se alinham a um objetivo comum e sentem-se mais engajados em alcançar as metas estabelecidas.
Além disso, um entendimento mais amplo sobre as estratégias do líder faz com que as pessoas entendam e valorizem o impacto do seu trabalho, afinal, todos gostam de sentir-se parte de algo que gerará uma repercussão positiva.
Portanto, é essencial que líderes possuam objetivos definidos e claros, assim, construindo uma equipe mais engajada e motivada. É fundamental ter em mente que o líder é quem dá o exemplo. Através de suas ações, serão demonstrados resultados positivos ou negativos para a organização.