language

Boletim de Notícias

< Back
05/10/2020

Informativo - Outubro - 2020

compartilhar:

Como manter o engajamento dos colaboradores em home office?

Há alguns meses, grande parte das equipes trabalha em home office. Isso mudou completamente a forma de se comunicar, organizar, trabalhar, entre tantos outros aspectos. Mas como manter as equipes engajadas neste novo modo de trabalho? Como manter as pessoas próximas mesmo em distanciamento social? Tudo isso é possível.

Comunicação

Interação é tudo! A comunicação não serve apenas para manter o nível de produtividade e evitar os ruídos de comunicação. Um contato equilibrado com os colaboradores é manter-se próximo deles!

Lembre-se: podemos não estar próximos fisicamente, mas isso não impede de que o contato aconteça. Esta é uma das chaves do sucesso do home office. É preciso garantir que o colaborador não se sinta excluído por estar fora do escritório e/ou perdido diante aos desafios. A comunicação precisa ser constante e de forma natural.

Mas como fazer isso? Tente manter a comunicação o mais próximo do que acontecia pessoalmente. Deve-se questionar como está indo o trabalho, quais as dificuldades, fazer uma videoconferência para alinhamentos, caso seja necessário. Ou seja, manter-se sempre como se estivesse junto à equipe.

A interação não deve acontecer apenas de forma individual. Como já abordamos anteriormente, existirão momentos com discussões pessoais e entre a equipe, isso de acordo com cada ocasião. Com a interação individual, ninguém se sentirá sozinho e terá uma sensação de pertencimento e acolhimento muito maior.

Planejamento

Sabemos que cada um possui uma forma de trabalhar e como distribuir suas tarefas. É importante oferecer essa autonomia dentro das possibilidades de cada atividade. Porém, o planejamento para o trabalho e metas não deve ser uma tarefa individual.

É importante que o líder auxilie neste processo, contribuindo com as melhores práticas e prioridades. Lembre-se: nem todos possuem experiência com o home office e, contando com novas atividades que surgiram, ou poderão surgir, é preciso ter cautela e acompanhamento.

Torna-se mais fácil para o líder identificar o que está sendo realizado pelo colaborador, mesmo este estando distante e o profissional possui a garantia de que seu trabalho está sendo visto e avaliado.

Reconhecimento

Não é porque os colaboradores estão trabalhando em casa que suas conquistas não devem ser reconhecidas. O colaborador teve um bom resultado em uma meta planejada ou alguma outra conquista? Realize um call com a equipe, elogie em público, compartilhe com todos!

Feedbacks

Outro ponto bastante importante e que não deve ser esquecido é o feedback! Como o colaborador saberá onde pode melhorar? O que é necessário para seu desenvolvimento dentro da organização se não houver feedbacks?

Já falamos anteriormente de forma mais profunda, o líder precisa oferecer aos colaboradores a oportunidade de se desenvolverem e o feedback é uma destas ferramentas.

Como podemos ver acima, seguir com esses passos auxiliarão bastante no engajamento dos colaboradores. A sensação de isolamento será menor, pois há uma maior interação, que engaja e ao mesmo tempo acolhe e faz com quem está distante se sinta pertencido ao escritório!

Devemos lembrar que é nosso papel manter as equipes engajadas e bem orientadas. Liderar, planejar, comunicar e reconhecer, tudo isso interfere (e muito!) no ânimo dos colaboradores. Por isso, é importante lembrar que a distância requer de nós muito mais disciplina e ponderação para lidar com os desafios do dia a dia.

Por: Ingrid Matos - Analista de Recursos Humanos

TRADITION • EXCELLENCE • COMMITMENT • PATRIOTISM Copyright ? All rights reserved.